Dicas de decoração para apartamento: saiba por onde começar

Dicas de decoração para apartamento: saiba por onde começar

Você acaba de adquirir um imóvel na planta, mas ainda não sabe como deixar tudo do jeitinho que imaginou? Descubra aqui algumas dicas que podem ajudá-lo a dar os primeiros passos rumo à decoração dos seus sonhos.

Para quem investe em um imóvel, a decoração é definitivamente uma das principais decisões a serem tomadas. Afinal, ela representa a identidade pessoal do proprietário refletida em cada escolha. E para que essa identidade seja aplicada, é preciso investir em móveis planejados, iluminação, arquitetura e até mesmo de uma mão de obra qualificada e experiente, além de um planejamento baseado em prazos realistas.

Dando os primeiros passos

Antes de pôr as ‘’mãos à obra’’, a primeira etapa é escolher a decoração do seu espaço – uma tarefa que pode ficar bem mais fácil com a ajuda de um arquiteto. O arquiteto é o profissional que vai entender o seu estilo e materializá-lo em um projeto para a sua avaliação. A contratação desse profissional pode parecer um ‘’gasto’’, mas não se engane: é ele quem tem a capacitação necessária para evitar uma série de erros que podem custar bem caro ao final do processo. A dica aqui é solicitar à construtora todas as medidas e o arquivo de plantas com antecedência para que o arquiteto possa começar o seu projeto sem mais delongas.

Analisando o espaço

Poucos meses antes da entrega do imóvel, algumas construtoras convidam os proprietários a visitarem suas unidades semi finalizadas, junto aos fornecedores. Nesse momento, o melhor a se fazer é aproveitar para tirar possíveis dúvidas sobre as medições e visualizar de perto o espaço onde todas as ideias serão postas em prática: uma ótima oportunidade para rever escolhas e imaginar possíveis novos caminhos para a decoração.

Como escolher os fornecedores?

Outra decisão importantíssima na decoração de um apartamento é a escolha dos fornecedores que vão estar envolvidos em todo o projeto. Isso vai ser determinante para os prazos de execução, a qualidade dos materiais e, claro, o resultado final.

Para que você contrate os seus fornecedores com mais confiança, listamos algumas dicas essenciais para levar em consideração:

–    Antes de fechar com alguém, pesquise e levante ao menos 3 orçamentos para cada serviço necessário;

–    Busque referências dos fornecedores, inclusive indicações de amigos, parentes e até mesmo com a sua construtora;

–    Peça para ver outros trabalhos do fornecedor e analise se o que você planejou se encaixa no que ele é capaz de entregar;

–    Pergunte sobre o prazo de execução dos serviços e verifique se ele pode prejudicar o tempo total do projeto;

–    Entregue ao fornecedor todas as informações sobre o serviço que será prestado.

Seguindo estes passos, você diminui bastante a chance de uma quebra de expectativas em relação a decoração do seu apê.

Quais profissionais devo contratar?

Na maioria dos casos, os profissionais necessários para reformar um apartamento são especializados em:

–    Móveis planejados;

–    Aplicação, correção e modificação de papel de parede;

–    Vidros e esquadrias metálicas

–    Iluminação;

–    Serviços em gesso (plasmas ou Drywall)

–    Revestimentos, pedras e metais.

É claro que essa lista pode aumentar de acordo com as especificidades do projeto definido por você e o seu arquiteto.

Qual é o prazo de entrega de uma obra em um imóvel?

Após a definição dos fornecedores, serviços prestados e materiais necessários, chega o momento de acordar o prazo de entrega. Em geral, os profissionais de modificações imobiliárias solicitam 90 dias em média, variando de acordo com o tamanho das alterações de projeto e da complexidade do serviço a ser entregue.

Para que você fique a par do tempo de execução, solicite no momento da contratação um prazo de conclusão de cada serviço e fique de olho no cumprimento do prazo combinado. Se possível, formalize todas as prestações de serviço por meio de contrato, assim você se resguarda de possíveis complicações no futuro, além de clarear o relacionamento com o fornecedor.

Todas as etapas para a decoração de um apartamento podem parecer um pouco demais no primeiro momento, mas com planejamento, tranquilidade e escolhas conscientes, deixar o seu novo apartamento do jeito que sempre desejou é mais que possível.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando a Green Engenharia aqui e nas redes sociais!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Iniciar conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?